Uma das instituições escolhidas pela turma de Comunicação Organizacional para ser trabalhada a parte da comunicação foi a APIPA (Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais). Ela parece ser a mais necessitada entre todas as instituições escolhidas.
Fazendo um breve resumo sobre a APIPA, ela foi fundada em 2007 por um conjunto de pessoas de vários segmentos da sociedade civil que tem um carinho especial com os animais. A associação promove campanhas de conscientização popular em conjunto com empresas e projetos semelhantes de todo o país, além de trabalhar com o recolhimento e tratamento de animais, em especial cães e gatos.
Especificamente na área da Pense, o grande problema encontrado por nós foi a quase total ausência de comunicação entre as pessoas mais ativas da instituição com os outros membros da diretoria e os mais de 240 sócio-colaboradores. Outro ponto importante é que eles não estão todos reunidos em um ou alguns espaços físicos durante parte do dia, como acontece em empresas.
Partindo desses dois problemas e somando com a falta de recursos para serem investidos em outras áreas, uma solução viável para APIPA é o envio de newsletter, sendo uma alternativa aos blogs ou sites em intranet, tornando mais fácil tanto a chegada das informações aos diretores e sócio-colaboradores como ter um feedback deles.
Ele será usado para fornecer novidades, informações e deliberações da APIPA, sendo uma forma simples e barata de manter todos aqueles que tenham alguma relação com a APIPA atualizados. A periodicidade dos newsletters seria, de preferência, quinzenal.
Para por em prática este ponto projeto, é necessário a criação de uma lista de e-mail de todos os diretores e sócios da APIPA. Segundo a responsável pela sede da associação Isabel Moura, esses dados são de fácil localização, o que possibilita que em breve esse mecanismo já esteja em prática.
Para conhecer mais sobre o trabalho da APIPA ou se tornar um sócio-colaborador da instituição, acesse http://www.apipa10.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário